Primeira menstruação ocorre na puberdade e abre as portas para o desenvolvimento da mulher
Muitos são os momentos que marcam a vida de uma mulher. Entre eles, com certeza está a transição para a fase adulta, marcada pela primeira menstruação. Conhecido como menarca, este momento geralmente chega quando a menina tem entre nove e 15 anos, acontecendo, em média no Brasil, com 12.
“Se passar muito dessa idade, é importante a menina procurar com a família a orientação de um especialista, já que pode representar algum problema”, explica o Dr. Nilson Szylit, ginecologista do Einstein, apontando os fatores que podem atrasar a primeira menstruação.
“A menina precisa ter um índice de massa corpórea (IMC – representado pela altura dividida pelo peso ao quadrado) de no mínimo 19 para menstruar. Porém, se ela for muito obesa, seu tecido adiposo produzirá mais estrógeno, podendo levar a um excesso no nível do hormônio no corpo, que pode inibir a ovulação, impedindo a menstruação, e ajudar a inibir o início da menstruação. Ou seja, os extremos, muito magra ou excessivamente obesa, levam a problemas. Além disso, bailarinas e atletas de alta performance podem não menstruar pelo gasto energético excessivo.
Uma dica para saber se o desenvolvimento da menina está adequado é observar se as modificações do corpo que antecedem a primeira menstruação, que devem ocorrer entre os 8 e 13 anos, estão presentes. Em 90% das meninas, a primeira alteração física é o crescimento das mamas, que ocorre por volta dos 10 anos. Após essa mudança se inicia o crescimento de pêlos pubianos, conhecido como pubarca, e o desenvolvimento dos pelos axilares e da própria altura.
Como orientar as novas mulheres:
Inúmeras dúvidas surgem nas meninas quando elas começam a menstruar, por isso a orientação de alguém mais experiente é fundamental. “Não é necessário ter uma conversa profunda com a menina quando ela é muito nova, mas sim ir orientando-a de forma gradual sobre as mudanças do seu próprio corpo e como ela deve lidar com isso”.
Ainda mais, conforme deixa claro o Dr. Szylit, porque é muito comum que a menina se sinta perdida nas primeiras menstruações. “É importante alguém mais experiente falar como funciona a ovulação, a gravidez e a menstruação para ela saber o que está acontecendo no corpo e evitar que associe a menarca a algum problema, até porque, no início, o ciclo pode ser bastante conturbado”, orienta o especialista, explicando que, neste período, é comum o sangramento ser irregular, podendo demorar até dois anos para se regularizar.
Na idade que for, o importante é que fique claro para a menina que a menstruação é um evento normal na vida de qualquer mulher e que a menarca marca uma passagem dela para a vida adulta. “Este é um ótimo momento para ela ter informações e sanar as dúvidas até em termos de vacinação e prevenção de DSTs. Isso deve variar conforme sua idade e do quanto ela é madura e está preparada emocionalmente para entender, mas o conhecimento é fundamental”, conclui o ginecologista.
Nuuuuuuuuu, galera essa e uma fase muito importante da nossa vida, vamos aproveitar cada fase da melhor forma possivel, sempre com muita responsabilidade e tirando as duvidas com os familiares e profissionais da area. Bjssssssssssssss, estamos ficando muitooooooo gatasssss!!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário